Menu
Compartilhar
março 02, 2017
Conheça algumas técnicas para afiar facas de churrasco
Sabe aquele seu vizinho mala, que fica afiando as facas o tempo todo só pra se mostrar? Pois é, não tem coisa mais irritante que a pessoa ficar afiando as facas a cada cinco minutos na chaira. Isso é desnecessário, e esta pessoa além de desgastar demais as facas, também estraga a chaira. Além de parecer um mané que se acha o Conan.
Na verdade, para afiar bem suas facas é muito simples, apesar de levar um pouco de tempo. Mas um bom cuidado com elas vai te garantir muitos anos de uso, com um corte excelente. E sempre vale lembrar que o principal causador de acidentes na cozinha são as facas cegas, então mantenha-as sempre muito bem cuidadas e afiadas. Vamos ver como afiar facas, hoje com ilustrações! Está bom assim ou quer que a gente desenhe? Bem, vamos desenhar mesmo assim.
Para afiar suas facas (qualquer tipo de faca, exceto as de serra, que possuem -óbvio- serra e não se deve afiar) você vai precisar de 2 itens. (mas vou trazer mais um, surpresa)
Chamada também de pedra de afiar, ou carborundum (que na verdade é o nome de uma empresa que fabrica esta pedra, algo como chamar lâmina de barbear de gillette, ou fotocópia de xerox), é uma pedra muito dura, feita de Carbeto de Silício, são ideais para afiação de lâminas. Repare que as pedras de melhor qualidade possuem dois lados, um mais áspero, para criar o fio da faca, e o outro mais liso, para a finalização do trabalho. Esta pedra não é sempre necessária, mas caso sua faca perca totalmente o fio, sempre será o primeiro passo para criá-lo novamente. Agora vamos ver o outro item.
Este item é usado para manter o fio da faca apenas. É aquele apetrecho pra fazer moral, entende? A chaira na verdade não afia muito a faca, só mantém as rebarbas, impedindo que esta perca o corte com tanta facilidade, mas o que afia mesmo é a pedra. Ou o próximo item surpresa.
Então você está no meio do mato, ou largado e pelado em alguma ilha deserta, mas precisa fazer um churrasco! Pode afiar a faca na parte do fundo de uma caneca, como na foto! Viu que útil?
Para começar, precisamos explicar uma coisa: fazendo uma busca simples na internet você pode encontrar dezenas de vídeos e posts explicando como se afia facas. Mas cuidado, pois todo mundo pode falar o que bem entender na internet, então informações erradas podem aparecer por aí.
Um ponto importante quando afiamos a faca é saber se devemos fazer o movimento a favor ou contra o fio. O que é isso? Calma, vamos explicar. Preste atenção na imagem abaixo.
A imagem 1 mostra o gume de uma faca afiada. O ângulo deve ser constante e reto, e isto é a perfeição que buscamos. Mas com o uso do dia a dia e principalmente o MAU USO (sim, a culpa é principalmente sua, hahaha) a faca vai ficando como na imagem 3. Um teste fácil para saber se ela está afiada é tentar cortar um tomate. Se a faca não perfurar a pele e amassar o tomate ao invés de cortá-lo, está na hora de fazer mais uma afiação.
A questão é que facas possuem fios entrelaçados, que aos poucos, microscopicamente, vão se entortando e fazendo com que a faca fique cega. Quando usamos a chaira, ela não irá afiar a faca, mas sim reposicionar essas linhas, trazendo o corte de volta para a faca, porém, esta é uma medida momentânea, pois o ângulo de uso da chaira com o tempo cria um segundo fio na faca, como mostrado na imagem 2. Este novo fio funciona no momento, mas logo volta a ficar cego, e assim por diante, até que precisamos acertar tudo novamente, para voltar ao formato da imagem 1.
E como fazemos esta afiação? Em primeiro lugar, usamos a pedra. Com movimentos e um ângulo correto o fio da faca pode ser ajustado perfeitamente para conseguirmos um corte de espada ninja! Nos vídeos abaixo demonstramos 2 maneiras de fazer essa afiação. Uma delas a favor do fio e outra contra, visualize e experimente em casa qual irá gerar o melhor resultado.
Para finalizar, só algumas rápidas dicas de uso da chaira: Aproveite e até mais!
Conteúdos relacionados
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024
Leve mais conforto para sua casa com os toalheiros térmicos
junho 05, 2024
Fogões italianos: o primor do fogão a lenha
maio 22, 2024
O que é um fogão e forno a lenha de alto rendimento
abril 10, 2024