Menu
Compartilhar
março 16, 2017
Dicas para limpar sua lareira à gás, elétrica, tradicional ou a álcool
O verão está acabando! As temperaturas vão ficando mais amenas, o sol começa a ficar escondido pelas nuvens, as chuvas ficam mais frequentes e o frio começa a tomar lugar. Então para se aquecer você decide ligar a lareira após meses parada, para não morrer congelado. Veja abaixo alguma dias de como limpar esse recurso.
Mas, desde o último uso, ela ainda está esperando uma limpeza completa. Pois é, a enrolação veio para te cobrar. E agora, como deixar a lareira tinindo? Calma, nós temos algumas dicas preciosas!
Primeiro é necessário alguns cuidados. Sempre que for limpar, espere a lareira esfriar. Para higienizar as estruturas metálicas, evite produtos químicos corrosivos e use sempre um pano umedecido para não estragar. Aproveite o processo e veja se há algum problema, como uma rachadura, neste caso procure uma empresa que possa fazer o conserto o quanto antes, assim você evita acidentes domésticos.
Por usar carvão e/ou lenha, a limpeza desse tipo de lareira é um pouco mais trabalhosa. Primeiro, deve-se tirar as cinzas acumuladas com uma escova e pazinha de plástico. A parte interna da câmara de combustão sempre apresentará marcas e manchas que remetem à força do fogo - caso você não aprecie esta aparência, utilize escova plástica de dureza média para atenuar a aparência. Escove os tijolos refratários com suavidade.
No caso da lareira elétrica, a limpeza pode ser feita com um pano para tirar o excesso de poeira. O pó interno se acumula sobre a resistência e pode ocasionar odor nos acendimentos iniciais, pois depende de desmontagem do aparelho – consulte o Manual do Usuário apresentado pelo fabricante.
Para limpar a lareira a gás, lembre-se de desativar a chama piloto antes. Então use escovas, panos e pinceis para higienizar os queimadores, controladores, grades e toras (se houver) – novamente, consulte o Manual do Usuário apresentado pelo fabricante
O modelo a álcool também pode ser limpo somente com pano seco ou úmido. Evite o uso de químicos ou abrasivos para não danificar a lareira. O tampo do queimador pode ficar amarelado ou escurecido com o tempo, mas isso é normal.
Mais simples do que o imaginado, não? Com essas dicas, dá para deixar a lareira pronta para as estações frias do ano e também prolongar a vida útil delas. Cuide bem dela para aproveitar o ano inteiro conforto e segurança.
Conteúdos relacionados
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024
Leve mais conforto para sua casa com os toalheiros térmicos
junho 05, 2024
Fogões italianos: o primor do fogão a lenha
maio 22, 2024
O que é um fogão e forno a lenha de alto rendimento
abril 10, 2024