Menu
Compartilhar
setembro 09, 2016
Quais os tipos de facas necessárias para um churrasco?
Bem, na verdade, apenas um tipo. Uma chaira. Pronto. Esta foi a matéria mais curta das nossas vidas. Brincadeirinha, leia as funções das facas abaixo e entenda a necessidade de cada uma delas.
Hahaha, na verdade não, porque existe uma série de tipos de facas diferentes, cada uma para um propósito específico, como se vê na imagem abaixo. Facas para destrinchar, desossar, faca de corte, cutelo, trinchantes, faca do chef…
Ufa, é muita faca. E é claro, você vai dizer que geralmente o churrasqueiro usa apenas uma, e parece que é só isso. Bem, é verdade. Normalmente um churrasqueiro profissional utiliza uma faca grande tipo chef durante o serviço, mas isso não quer dizer que não se usem outras anteriormente, que não reparamos. E fala a verdade, quem é que fica prestando atenção em quantas facas o churrasqueiro está usando? O que importa é a carne.
Mas, como nosso objetivo aqui é trazer mais conhecimento a você e permitir que ostente e coloque banca para seus amigos, vamos passar agora as facas mais utilizadas em churrasco, ok? Mas apenas aquelas de churrasco, para não ficar muito extenso. Após estas dicas, monte um kit e as coloque na parede ao lado da churrasqueira, para mostrar que você sabe do que fala.
A faca mais comum para churrascos, a chamada faca do Chef, é basicamente pau-pra-toda-obra, usada em grande parte do tempo, aquela que fica ao lado do churrasqueiro como um filho querido. Na primeira imagem, vemos a faca do Chef propriamente dita e, na segunda, uma faca de churrasco, elas são bem próximas, como percebemos. Lâmina comprida e ponta curva, para perfurar carnes, tirar postas e boa parte do que for precisar. Se você só pode ter uma faca, é essa que deve comprar.
Apenas lembre-se de não comprar faca alguma pela sua beleza, mas pela forma como ela encaixa em sua mão. É imprescindível que a faca fique bem adaptada ao seu tamanho e que você consiga segurá-la com firmeza. Facas muito grandes ou muito pequenas vão causar dores e desconforto no manuseio, e ela com certeza será muito manuseada, além de ser mais fácil de escapar da mão, causando acidentes.
Agora começa a frescura, pois a faca multiuso, também chamada faca de carnes, é bem parecida com a faca do chef, sendo apenas mais comprida e curta. É a do meio na imagem acima, tendo a faca do chef à esquerda para comparar. Se destina realmente mais para o trato de carnes, pois sua ponta longa e curva traz mais controle para filetar (tirar bifes) e limpar a carne, tirando os nervos e gorduras. Também use para remover couro de peixes. Como dissemos, é multiuso, então "multiuse".
Essas facas de lâmina muito mais fina e ponta arredondada são perfeitas para tirar os ossos da carne, pois conseguimos alcançar partes mais profundas e contornar o osso, sem estragar a peça de carne. Tenha certeza que sua faca está sempre bem afiada, pelamordedeus. Facas sem fio são a maior causa de acidentes na cozinha, porque precisamos fazer mais força para cortar.
Taí o bichão. Se você vai ter que quebrar ossos, nem pense em colocar outra faca perto. Vai tirar todo o fio da faca. O cutelo existe justamente para isso. Ossos de frango, costelas bovinas ou de porco, qualquer coisa. A sua lâmina desgasta menos por conta do tamanho dela e do peso, então essa faca deve estar na lista das necessárias mesmo.
São as facas de serra que conhecemos bem, principalmente á mesa. Indicadas para o corte das fibras de carnes mais grossas e espessas, use mais com carnes de peixe, bovinas ou suínas. Existem versões de cabo comprido para fazer cortes direto na grelha, mas não aconselhamos o uso, principalmente porque NUNCA SE CORTA A CARNE NA GRELHA!!! Quer nos matar do coração? Deixa a carne assar em paz, faz favor....
Bem, essas são alguns tipos de faca mais indicados para se usar no preparo de churrasco. Obviamente você não precisa ter todas, mas seria bom ao menos algumas delas para facilitar seu trabalho e possivelmente garantir uma vida mais longa e digna para elas. E trabalhe sempre com cuidado e segurança, ok?
Conteúdos relacionados
Dicas para escolher a sua nova churrasqueira
dezembro 04, 2024
Fogão a lenha: conheça as vantagens de ter um em casa
novembro 06, 2024
Lareiras suspensas: o guia definitivo para você escolher a sua
outubro 09, 2024
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024