Menu
Compartilhar
junho 29, 2017
Quero uma lareira, mas qual modelo devo escolher?
A época mais fria do ano chegou! Para nos aquecermos precisamos de sistemas de aquecimento residencial. Dos tradicionais aquecedores elétricos a lareiras, passando pelo ar condicionado e piso aquecido, o amor pela chama faz com que a opção pelas lareiras a lenha sejam eleitas as preferidas atualmente.
Assim vamos abordar os sistemas de lareiras que são mais usualmente oferecidas pelo mercado:
Lareiras a lenha aberta ou tradicional.
Lareiras a gás.
Lareiras elétricas.
Lareiras a álcool, biolareiras ou lareiras ecológicas.
Lareiras calefatoras a lenha de alto desempenho térmico, ou também conhecida como lareira canadense
FATORES A SEREM CONSIDERADOS NA ESCOLHA DO MODELO DE LAREIRA IDEAL PARA VOCÊ:
Potência:
A potência normalmente é definida em watts. Ela deve ser compatível com o volume a ser aquecido, considerando sempre os ambientes integrados e características construtivas, com tipo de piso, quantidades de janelas e caixas de escadas; além do coeficiente de isolamento térmico de paredes e telhados. Procure sempre Orientação Técnica especializada.
Custo aquisição:
A comparação direta de preços de produtos pode levar a erros insuperáveis se não considerarmos os custos inerentes à utilização do equipamento. Continue lendo, você entenderá.
Rendimento térmico:
Rendimento térmico é a quantidade percentual de energia que ela mantêm dentro de seu ambiente em relação a quantidade total de energia fornecida, seja elétrica ou biomassa. Os sistemas abertos têm os menores rendimentos porque perdem calor pela chaminé. Neste caso encontram-se as lareiras abertas tradicionais ou a gás, que tem rendimento térmico de apenas 10/12% contra os calefatores que apresentam alto rendimento térmico, todos acima de 75%. As lareiras a álcool são campeãs porque todo o calor fica dentro do ambiente e assim seu rendimento térmico chega a 99%. Procure cuidadosamente qual é rendimento junto ao fabricante de cada equipamento.
Custo instalação:
Considere as implicações construtivas e decorativas da solução escolhida, de preferência na fase de projeto arquitetônico. Custos de instalação são variáveis e a comparação sempre é difícil, mas como regra, normalmente é crescente com a potencia instalada.
Custo operacional:
É basicamente o custo do kwh gerado e ponderado pelo rendimento térmico. De nada vale você ter o insumo de energia barato, seja lenha ou gás se o equipamento tem baixo rendimento térmico.
Custo manutenção:
Tente entender como funciona o sistema e avalie não somente o sistema em si e sua complexidade, mas também a extensão da garantia do fabricante.
Ficou complicado? Vamos facilitar sintetizando tudo em uma tabela comparativa que guiará seu processo de compra do modelo mais conveniente e de menor custo total para as suas necessidades:
TIPO DE LAREIRA
Potência
Custo Aquisição.
Rendimento. Térmico.
Custo Instalação
Custo Operacional
Custo Manutenção
TOTAL
LAREIRA ABERTA
3
1
5
20
LAREIRA A GAS
2
4
16
LAREIRA ELÉTRICA
18
LAREIRA ÁLCOOL
28
CALEFATOR A LENHA
22
CONCLUI-SE que a lareira a álcool é melhor solução. Vem pronta para utilização e as boas marcas apresentam certificação de atoxidade, podendo assim DISPENSAR A CHAMINÉ. Com custos baixos de aquisição e praticamente ZERO MANUTENÇÃO, supera as demais por ser extremamente versátil e sempre atenderá a demanda do projeto arquitetônico ou decorativo. Apenas no quesito potencia perde para as lareiras calefatoras.
BOM INVERNO!
Conteúdos relacionados
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024
Leve mais conforto para sua casa com os toalheiros térmicos
junho 05, 2024
Fogões italianos: o primor do fogão a lenha
maio 22, 2024
O que é um fogão e forno a lenha de alto rendimento
abril 10, 2024