Menu
Compartilhar
abril 13, 2017
4 Dicas para um churrasco vegetariano
Cada vez mais pessoas aderem ao vegetarianismo. A dieta sem carne exigiu que os adeptos busquem formas para compensar as proteínas perdidas pela restrição; forçados a ser criativos, eles foram além e criaram versões vegetarianas para pratos antes exclusivos dos carnívoros – kibes, bifes, feijoada, cachorro-quente – e nem o churrasco escapou.
A ideia parece estranha à primeira vista (para quem não está acostumado), mas se bem feito um churrasco vegetariano pode ser tão delicioso quanto um convencional. A maioria das receitas envolve vegetais grelhados, mas há opções com proteína e que simulam carnes. É importante saber preparar um prato do gênero, pois nunca se sabe quando vai ter alguém com tendências vegetarianas na confraternização.
Por isso, vamos te dar algumas dicas para que seu churrasco vegetariano fique sensacional!
Uma opção prática e popular é os espetinhos de legumes. Simples de fazer dá para colocar diversos alimentos: abobrinha, batata, cogumelos, pimentão, cebola, milho verde, berinjela, tomate, cebola, abóbora e cenoura. Para assar mais rápido, é bom cortar em rodelas ou em cubinhos. O tempero é por conta do freguês; dá pra colocar shoyu, alho e azeite à gosto. Daí é só botar na grelha e degustar!
Vegetais densos, como a batata e a cenoura, demoram mais para ficarem prontos e ficam mais saborosos se enrolados em papel alumínio e colocados no fogo. Os espetinhos não precisam ser só de legumes; dá para intercalá-los com tofu, torresmo de soja e queijo coalho. O seitan, alimento à base de trigo e com proteínas, também pode ser feito no espeto após passar 45 minutos marinando.
Uma das principais atrações dos churrascos vegetarianos é a carne de soja ou vegetal. Ela pode ser encontrada em mercados, geralmente como hambúrguer, ou pode ser feita à mão. Relatos dão conta de que o sabor é bem semelhante ao da carne normal, então todos os convidados podem gostar do prato. Para preparar, tempere com shoyu, salsinha e coloque na grelha.
Eles não podem faltar. Dá pra explorar várias combinações nessa parte; saladas de rúcula são muito bem vindas e fazem parte da identidade do churrasco. Saladas de alface e vinagrete também são boas ideias. Claro, dá para separar alguns petiscos e acompanhamentos tradicionais, como pepino, queijos, amendoim, maionese, farofa e pão de alho – que não pode faltar em tipo algum de churrasco!
Para a sobremesa, frutas dão conta do recado. Podem ser consumidas ao natural ou ser grelhadas. Uma salada de frutas, com banana, maçã e pêssego ou abacaxi grelhado com canela agradam os paladares vegetarianos e o de qualquer um que estiver no churrasco.
Com essas dicas, dá pra agradar gregos e troianos no churrasco e tirar onda como o rei da churrasqueira, além de preparar pratos simples e que não demandam muito tempo. Aprender essas receitas é bom para dar aquela variada, e conseguir agradar a todos carnívoros ou herbívoros.
Conteúdos relacionados
Dicas para escolher a sua nova churrasqueira
dezembro 04, 2024
Fogão a lenha: conheça as vantagens de ter um em casa
novembro 06, 2024
Lareiras suspensas: o guia definitivo para você escolher a sua
outubro 09, 2024
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024