Menu
Compartilhar
maio 04, 2017
6 dicas para aumentar a eficiência da sua lareira à lenha
Com a queda da temperatura e a tendência de dias mais chuvosos, nada melhor do que ficar no aconchego do lar, de preferência aquecido junto à lareira. Para aproveitar ao máximo o calor gerado e não desperdiçar nada, é importante levar em conta as características do seu equipamento.
Para começar, saiba que as lareiras abertas são as campeãs em desperdício de calor – somente cerca de 10% do calor produzido aquece o ambiente; 90% foge pela chaminé.
Como o fogo precisa de oxigênio para a combustão, o ar frio de fora é puxado e mais lenha é consumida. Isso não acontece com as lareiras de alto desempenho, que têm rendimento de cerca de 80% do calor gerado.
Estas lareiras extraordinárias também são conhecidas como calefatores, lareiras canadenses ou recuperadores de calor a lenha.
“Então tenho que fechar a lareira?”, você deve estar se perguntando. Não necessariamente. Levando em conta que ela tem um papel decorativo importante, a ideia desagrada muita gente. Por isso se criaram algumas soluções para tornar a lareira a lenha mais eficiente.
Instale um recuperador ou calefator de calor. Basicamente, eles são caixas metálicas que mantém a combustão hermética. Aquecem o ambiente por irradiação e convecção de ar quente. Os melhores modelos como o Florida da Bronpi, vem com ventiladores para canalização ar quente. Dá até para esquentar o resto da casa! Essa é a opção mais eficiente.
Em uma lareira aberta tradicional a lenha, invista em um painel traseiro (fireback), chapa de ferro fundido colocada na parte de trás da caixa de fogo. A função dele é refletir o calor para o ambiente, impedindo que os tijolos (se houver) absorvam-no.
Coloque um aquecedor tubular, que capta o ar frio abaixo da lareira e o aquece de volta ao ambiente.
Acrescente portas de vidro cerâmico da Shott Robax. Com elas, o fluxo de ar é regulado e controla ar quente que sai pela chaminé.
Instale um novo dumper. Eles regulam o fluxo de ar e fumaça que sai pela chaminé.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você, leitor. Se gostou desse post, continue acompanhando o blog para mais informações sobre lareiras!
Conteúdos relacionados
Dicas para escolher a sua nova churrasqueira
dezembro 04, 2024
Fogão a lenha: conheça as vantagens de ter um em casa
novembro 06, 2024
Lareiras suspensas: o guia definitivo para você escolher a sua
outubro 09, 2024
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024