Menu
Compartilhar
outubro 31, 2016
Como controlar o fogo em sua churrasqueira à carvão?
Todo mundo se acha o cão chupando manga na hora de fazer churrasco, mas muitas vezes, quando os convidados vão comer, a carne está meio estranha, meio mal assada ou assada demais, queimada ou simplesmente arruinada. Dá até uma dor no coração ver uma peça linda de contrafilé, bem cortada e temperada, toda seca na sua frente. Mas relaxa, para isso não acontecer basta controlar o fogo.
E o pior é que, em grande parte das vezes, a culpa nem é do churrasqueiro (ou seria?), mas de um carvão mal controlado (sim, então a culpa é do churrasqueiro mesmo). Manter as chamas na temperatura certa, inteiramente dispersas pela área da churrasqueira, na distância correta acaba sendo tão difícil quanto saber o ponto certo de tirar a carne.
Então, vão aí algumas dicas que você já devia saber, se é daqueles que se mete a ser o bonzão da churrasqueira.
Simples, rápido e fácil. Pedaços pequenos mais perto do fogo, pedaços grandes mais afastados. Pronto. Vai fazer algumas postas de picanha? (bifes nunca!). Então será na grelha, a apenas 15cm do fogo. Uma costela? Sem problemas! Espete a bichinha e coloque lá em cima, para assar por muito tempo, bem devagar. A 40cm do fogo está bom. Peças médias ficam no meio, em torno de 25 centímetros das brasas.
É tão comum os churrasqueiros de araque fazerem fogo e jogarem a carne em cima das labaredas, dizendo que estão fazendo carne mal passada ou coisa assim, quando na verdade estão é queimando a carne por fora e deixando ela crua internamente. E isso não é carne mal passada, é chacina! Deixe as labaredas abaixarem, asse usando somente as brasas.
Deixe sempre algumas pedras de carvão extras dentro da churrasqueira, em um canto separado do fogo, para que você possa ir adicionando e controlando os pontos onde a temperatura baixou. Mas cuidado para não colocar muito carvão de uma vez, pois isso irá abafar o fogo e acabar por esfriar a churrasqueira. Adicione o carvão aos poucos, afundando cada pedrinha nas brasas.
Quer ver se a temperatura está boa para assar? Coloque a mão no fogo. Só um pouco, calma. Não vá enfiando a mão dentro das chamas, é só pra deixá-la na altura da grelha, a uns 15 cm das brasas. Comece a contar os segundos até quando ficar muito quente e você precise tirar a mão. Aguentou 2 segundos e já precisou tirar a mão? O fogo está quente demais, espalhe as brasas um pouco mais. Aguentou mais de 8 segundos e nada? então está muito baixo. Coloque mais carvão e levante esse fogo. O ideal para assar é suportar o calor por aproximadamente 5 ou 6 segundos apenas. Daí é só repetir esse processo em diversos pontos da churrasqueira, para ter um calor por igual.
Conteúdos relacionados
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024
Leve mais conforto para sua casa com os toalheiros térmicos
junho 05, 2024
Fogões italianos: o primor do fogão a lenha
maio 22, 2024
O que é um fogão e forno a lenha de alto rendimento
abril 10, 2024