Voltar
Lareiras a álcool: como elas funcionam

abril 15, 2016

Lareiras a álcool: como elas funcionam

Lareiras a álcool: como elas funcionam

As lareiras a álcool estão revolucionando o modo como aquecemos nossas casas. Funcionando como câmaras de combustão à pressão atmosférica, ou seja, o vapor do álcool entra em combustão sob a pressão do ambiente, as lareiras a álcool promovem um aquecimento agradável e chamas constantes. Este tipo de lareira também é conhecido como biolareira, lareira ecológica, lareira a etanol ou simplesmente queimador para lareira. Porém, em função de seu caráter inovador, algumas dúvidas são recorrentes:

1. Como funcionam?

2. São seguras?

3. Aquecem de verdade?

4. É necessário chaminé?

5. Qual é o tipo de álcool utilizado?

6. Pode usar álcool de posto de combustível?

7. O equipamento aquece os móveis ao redor?

8. A queima é prejudicial à saúde?

Primeiramente, vamos entender o que são lareiras a álcool ou a etanol: Por definição, as lareiras a álcool são câmaras de combustão à pressão atmosférica. Isto significa que seus reservatórios são integrados à própria câmara, que, por sua vez, deverá prover vapor de álcool em quantidade adequada e equilibrada a fim de prover uma combustão limpa e com baixíssimas emissões de CO e CO2. Mas para isso, é necessário os seguintes requisitos obrigatórios:
  • Equilíbrio entre a oferta de vapor de álcool e de oxigênio;
  • Trabalhar a altas temperaturas.
Agora, podemos responder às suas dúvidas!

1. Como as lareiras a álcool funcionam?

As biolareiras a álcool são reservatórios metálicos impermeáveis e contam com uma abertura em sua tampa superior. Esta abertura vem equipada com obturador. Acessórios como haste e acendedores são obrigatórios e geralmente acompanham as lareiras. Para abastecer, basta verter o álcool diretamente da embalagem original na abertura da câmara. Também pode-se utilizar uma bomba de sucção, jarra ou copo. O acendimento se realiza trazendo o isqueiro até a haste metálica já “molhada” no álcool, e a utilizando como se fosse um palito gigante. Estes acessórios devem acompanhar a lareira. Com esta mesma haste o usuário poderá regular a intensidade da combustão, ajustando a abertura com o obturador. Não poderia ser mais simples, não é mesmo?

2. Elas são seguras?

As lareiras a álcool são seguras, desde que atendam aos pré-requisitos técnicos, tanto na fase de projeto do produto como na fase de fabricação, e posteriormente durante a operação pelo cliente final. Portanto, ao adquirir uma lareira a álcool é preciso observar cuidadosamente a procedência e tradição do fabricante, além de verificar a aparência e geometria do equipamento — lembre-se: com fogo não se brinca! É importante fazer um alerta quanto aos comprimentos dos equipamentos: o empenamento da lareira não pode ocorrer nunca, pois ele causa danos ao reservatório, culminando em perigosos vazamentos. Além disso, é fundamental conferir se a lareira é fabricada integralmente em aço inox, inclusive o enchimento interno. É comum fabricantes e importadores substituírem estes filamentos metálicos por filamentos cerâmicos, que são cancerígenos ao serem inalados. Tudo isto é concretizado com a apresentação de Certificado de Atoxidade, documento emitido por uma entidade competente. Por fim, vale verificar o prazo de garantia, a qualidade e extensão do Manual do Usuário fornecido pelo fabricante. Este manual deverá ser detalhado e demonstrar com clareza como operar o equipamento de forma segura.

3. As lareiras a álcool aquecem de verdade?

Sim! O mercado oferece modelos que aquecem até 120 m² ou mais. As melhores marcas apresentam o consumo de álcool por hora e potência equivalente em watts, bem como a área de aquecimento a qual ela se destina. Os melhores resultados acontecem quando o fornecedor da lareira participa ativamente do processo, fornecendo orientação técnica clara com o intuito de definir o melhor modelo para a real necessidade de cada usuário. Todas as precauções devem ser consideradas na fase de projeto, quando se dimensiona a lareira e se detalha seu isolamento térmico. É importante lembrar que boas lareiras a álcool fornecem chamas intensas e naturais, com temperaturas que atingem 400ºC.

4. É necessário chaminé?

Não! Para o fabricante que apresenta todos os atributos, como tradição, reconhecimento de marca e principalmente o Certificado de Atoxidade, a chaminé não é necessária. A combustão eficiente acontece em lareiras bem projetadas e fabricadas, garantindo assim a atoxidade do equipamento. Para obter estas informações, é necessário conferir sempre o Manual do Usuário.

5. Qual é o tipo de álcool utilizado?

O combustível ideal para as biolareiras é o álcool etílico 92,8%, substância derivada da cana-de-açúcar e facilmente encontrada em farmácias, supermercados e lojas de produtos de limpeza. Além desta opção, o usuário pode utilizar também o fluido para lareira, uma substância própria para lareiras ecológicas vendida em lojas especializadas em aquecimento. Este fluido possui um alto grau de pureza, garantindo uma chama alta e uniforme durante toda a queima.

6. Pode usar álcool de posto de combustível?

Não! O etanol automotivo não é indicado para o uso em lareiras ecológicas, pois a substância contém resíduos de petróleo e elementos tóxicos que são prejudiciais à saúde, além de apresentar odores desagradáveis durante a queima.

7. O equipamento aquece os móveis ao redor?

Sim. Devido às altas temperaturas, todas as lareiras a álcool podem danificar tintas e vernizes dos móveis ao redor. Por isso, ao fazer o projeto da lareira é preciso contar com o auxílio de um profissional capacitado. A Artfire conta com espaçadores em inox que podem ser instalados diretamente sobre a madeira ou marcenaria, evitando o aquecimento das peças ao redor. Acesse o site da Artfire e entre em contato com a equipe para saber mais.

8. A queima é prejudicial à saúde?

Desde que o equipamento apresente o Certificado de Atoxidade e que o usuário utilize apenas o álcool adequado como combustível — ou o fluido para lareiras —, a queima não oferece riscos à saúde. Afinal, a combustão do etanol libera apenas vapor de água e dióxido de carbono em baixíssimas quantidades, não sendo prejudicial à saúde de pessoas e animais. Se você ainda tem dúvidas referente às lareiras a álcool, envie sua pergunta para a Central das Lareiras! Nossa equipe de especialistas está pronta para prestar todo o auxílio necessário e solucionar as suas dúvidas.