Menu
Compartilhar
agosto 10, 2017
Saiba mais sobre calefação residencial
Com a chegada do frio, precisamos de meios para deixar a casa quentinha e nos mantermos aquecidos. São muitas opções: aquecedores elétricos, lareiras, ar condicionado, piso radiante. Seja qual for a alternativa, todas elas têm a mesma finalidade: realizar a calefação do ambiente. Mas o que é a calefação residencial?
De forma simples, calefação residencial é aquecer um local fechado de forma rápida e seguro. Atualmente há várias fontes de energias para serem utilizadas: sistemas elétricos, a lenha, solar, pellet e gás.
Bastante utilizado em países onde são comuns as baixas temperaturas, principalmente no hemisfério norte como Canadá, Finlândia e Dinamarca, a calefação residencial, no Brasil, ainda não é muito difundida. Somente nas regiões mais frias, como o interior dos estados do Sul e as serras, eles começam a aparecer e conquistam o público.
A ideia da calefação é gerar e distribuir calor. O sistema pode ser central (instalado em um ponto fixo que distribui calor pela moradia) ou local (equipamentos que aquecem um ambiente específico).
A central distribui o aquecimento para todos os cômodos. O sistema é colocado em um cômodo ou área especifica da residência; e dele saem tubulações, que são colocados na parte interna da parede e distribuem calor através de radiadores.
Outro método bastante utilizado é o aquecimento do piso. Nele, um sistema elétrico ou hidráulico é colocado sob o chão de todos os cômodos da casa. Seu inconveniente é o alto consumo de energia e investimento elevado em infraestrutura e equipamentos.
A calefação local é aquela que só aquece um ambiente específico. Para tanto, geralmente é usado um aparelho - que pode ser uma lareira, aquecedor, convector de calor ou ar condicionado. É uma alternativa bem mais econômica, ideal para espaços ou que não precisam de aquecimento em todos os ambientes.
O projeto é imprescindível. Recomendamos selecionar uma empresa especializada e com tradição comprovada.
Verifique as marcas e procedências dos equipamentos e suas respectivas garantias.
Escolha a opção mais econômica e adequada suas necessidades e BOM INVERNO!
Conteúdos relacionados
Dicas para escolher a sua nova churrasqueira
dezembro 04, 2024
Fogão a lenha: conheça as vantagens de ter um em casa
novembro 06, 2024
Lareiras suspensas: o guia definitivo para você escolher a sua
outubro 09, 2024
05 mitos sobre lareiras que você precisa saber
setembro 11, 2024
O impacto do design nas lareiras
agosto 07, 2024
Principais características das lareiras de ambientes internos
julho 10, 2024